Traduza para outra Lingua!

terça-feira, 11 de julho de 2017

OS VALORES MORAIS DO MORMONISMO

Conheci os Mórmons quando tinha mais ou menos 16 anos de idade. Fiquei encantado pela mensagem deles. Logo, eu me batizei. Eu fiquei no mormonismo até os meus 20 anos mais ou menos. Eu quase fui para uma missão de tempo integral.
Acabei me afastando e voltando depois de já casado. O resultado, foi que acabei trazendo também a minha ex mulher para essa religião. Consegui também batizar meu pai e minha irmã. Enfim, quase a família toda.
Eu quero expressar aqui que conheci pessoas maravilhosas lá no meio Mórmon. E também, vários valores morais, que trago comigo. Entretanto, me incomodava um pouco a história de Joseph Smith.
Muitos colegas meus ainda estão lá. Sinceramente, eu me sentia bem no ambiente deles. Só que às vezes, eu me sentia deslocado, pois alguns membros nasceram na igreja e tudo parecia tão natural pra eles. Para mim era um universo novo.
Fazia sentido pra mim, Deus ser organizado e ter somente um doutrina. Mas, ao mesmo tempo, eu também não podia aceitar um Deus, que por qualquer coisa, me jogaria no inferno.
O Livro de Mórmon, às vezes, não fazia sentido pra mim. Mas também, eu acredito, que a Bíblia, de certa forma, foi mudada pelo homem. Entretanto, eu sei que lá (na Bíblia) está o mais próximo da verdade .
E aos poucos, eu me afastei de vez do mormonismo. De uns dias pra cá, eu comecei a pesquisar. Fiquei abismado com tantas coisas que eu descobri.
Principalmente,  Joseph Smith Jr. se gabando que fez mais obras que o próprio Jesus Cristo. E que os seus fiéis não o abandonaram… Um absurdo querer se comparar com Jesus Cristo.
Os valores morais que conhecemos no mormonismo, felizmente não são propriedade da Igreja Mórmon. Ou de nenhuma outra igreja ou organização religiosa. Princípios morais elevados são valores universais. Estão dentro das boas pessoas, às quais também são encontradas dentro do mormonismo.
Pertencem à natureza humana, que em sua essência, é Divina. Então, o que estou tentando explicar, é que os princípios morais ensinados nos manuais Mórmons não foram criados ou inventados pelos Mórmons. Eles somente se apoderaram de algo que já existe. Algo que Deus já plantou em cada um de nós. Algo que é aceito universalmente, como bom e louvável.
Simplesmente, as igrejas se apoderam e se utilizam disso para ganhar dinheiro e dominar as pessoas. Fazem as pessoas pensarem que só podem ter acesso aos princípios mais sagrados e conseguir praticá-los, se estiverem dentro do seu corpo de membros e praticarem seus ensinamentos.


(extraído à partir de debates de ex-Mórmons nas redes sociais em julho de 2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário