Traduza para outra Lingua!

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

EMMA HALE SMITH BIDAMON



A postagem de hoje é sobre Emma Hale Smith Bidamon. Essa mulher foi professora, compositora, uma cristã religiosa e praticante. Também foi uma figura muito importante no início do Mormonismo. Dos 341 hinos utilizados pelos Mórmons, 26 hinos são atribuídos à sua autoria. Na sua infância e adolescência, apesar das poucas condições financeiras da sua família, Emma frequentou a escola em todas as oportunidades permitidas, incluindo um ano além do comum de ensino da gramática, tendo assim, concluído seus estudos. Passou então, a exercer a profissão de professora, lecionando para as crianças em uma escola, na região onde vivia a Família Hale, em Harmony, Pensilvania.
Ela foi a primeira esposa do fundador do Mormonismo, Joseph Smith Jr. – Eles casaram-se escondidos dos pais em 17 de janeiro de 1827. O casal mudou-se para a casa dos pais de Joseph, em Manchester. Na ocasião, Emma tinha a idade de 22 anos de idade e Joseph, 21 anos. Há relatos de que Emma tenha tido uma relação solidária e duradoura com sua sogra, Lucy Mack Smith. Entretanto, Joseph Smith Jr. e seu pai, Isaac Hale, tratavam-se de maneira hostil.
Em 22 de setembro de 1827, Joseph Smith Jr. e Emma foram para uma montanha agora conhecida como a Monte Cumorah, onde Joseph alegou ter recebido um conjunto de "placas de ouro" com caracteres numa língua totalmente desconhecida, chamada "egípcio reformado". Isso criou uma grande excitação na área. Embora nunca tenha tido a permissão de seu marido para ver as tais placas de ouro, Emma ajudou seu marido a escondê-las contra a intrusão violenta de parte dos habitantes da cidade, que procuravam as placas devido ao grande valor financeiro que tinham, pois, segundo Joseph Smith Jr., eram de ouro. Por conta disso, o casal mudou-se novamente para Harmony, morando agora, na casa dos pais de Emma. Isaac Hale doou parte de suas terras para Emma, e assim, ela e Joseph construíram uma pequena fazenda, onde passaram a dedicar-se à agricultura esporádica. Nessa ocasião, Joseph tinha levado consigo as tais placas de ouro, de uma maneira ainda nunca explicada, escondidas de sua esposa, que nunca as viu de verdade. Emma tornou-se a primeira de várias escribas do Livro de Mórmon, que ajudaram na hipotética tradução das placas de ouro. Ela relatou mais tarde que sentiu-as através de um pano, mas que nunca as viu efetivamente. Quanto a isso, escreveu mais tarde em uma entrevista com seu filho, Joseph Smith III: “[...] eu escrevia frequentemente, dia após dia, muitas vezes sentada perto da mesa, e ele sentado do outro lado, com o rosto enterrado em seu chapéu, e ditando-me hora após hora”. Nessas ocasiões, aparentemente, a presença das placas não era necessária, pois Joseph Smith Jr. traduzia olhando para dentro de um chapéu, dispensando ter que olhar o conteúdo das tais placas de ouro.
Após a organização da Igreja Mórmon em 1830, Emma converteu-se ao Mormonismo e foi batizada por Oliver Cowdery em 28 de junho de 1830, em Colesville, onde um ramo inicial da igreja foi estabelecido. Durante a semana seguinte, Joseph Smith Jr. foi preso, após julgado, foi declarado inocente em South Bainbridge, e tornou-se o que as pessoas chamaram regionalmente de “espelho” nas leis das fraudes estaduais. "Espelho" era um golpe comum! Consistia que uma pessoa que olhava um vidro alegava ter a capacidade de encontrar algum tesouro enterrado. O golpista sempre combinava o preço antes com o cliente pelo suposto “serviço” paranormal. Há relatos de que Emma tornou-se uma mulher abatida após a prisão do seu marido. Enquanto esteve na prisão, Joseph escreveu diversas cartas a Emma. Em uma delas, havia escrito autorizando Emma a fazer uma seleção dos hinos sagrados para a igreja. Este relato sobre Emma Smith, é considerado pelos Mórmons como uma revelação Divina dada por intermédio de Joseph Smith Jr. – Ela está inserida no livro de Doutrina e Convênios.
Após a libertação de Joseph, ele e Emma retornaram a Harmony. Entretanto, a relação do casal com os pais de Emma acabaram se agravando, e o casal voltou a viver em casas de membros da igreja. Eles moraram com a família Whitmer, em Fayette, em seguida, com Newel K. Whitney e sua família em Kirtland. Depois, moraram num cômodo pequeno, numa fazenda de propriedade de Isaac Morley. Foi nesta fazenda que, em 30 de abril de 1831, prematuramente, que Emma deu à luz aos gêmeos Tadeu e Louisa, que acabaram morrendo horas depois. Nesse mesmo dia, Julia Clapp Murdock, uma mulher da igreja Mórmon, morreu ao dar à luz gêmeos, chamados Joseph e Julia. Quando completaram nove meses de idade, seu pai, John Murdock, os entregou para Emma e Joseph Smith Jr., que os adotaram. Alguns meses depois, em 2 de setembro de 1831, Emma mudou-se com o esposo, Joseph, e os gêmeos, para a casa de John Johnson, em Hiram, no estado norte-americano do Ohio.
Após vários conflitos em diversos lugares por onde os Mórmons migraram, sob a supervisão direta do marido, Emma e mais vinte outras mulheres, fundaram a organização Mórmon “Sociedade de Socorro” em 1842, uma espécie de organização auxiliar de mulheres dentro do mormonismo. Ela foi a primeira presidente da organização feminina da Igreja Mórmon.
Ela também teve muitos problemas com a poligamia instituída por Joseph Smith Jr. no mormonismo. Alegando ele ser uma “revelação de Deus”. Ele até tentou convencê-la a aceitar as outras esposas plurais dele, ameaçando-a com uma suposta “revelação”. “Em verdade eu te digo: Um mandamento dou a minha serva Emma Smith, [...] E que minha serva Emma Smith receba todas as que foram dadas a meu servo Joseph e que são virtuosas e puras perante mim; [...] E ordeno que minha serva, Emma Smith, permaneça com meu servo Joseph, apegando-se a ele e a nenhum outro. Mas se não guardar este mandamento, ela será destruída, diz o Senhor; porque eu sou o Senhor vosso Deus e destrui-la-ei se ela não guardar minha lei. Mas se ela não guardar este mandamento, então meu servo Joseph fará todas as coisas para ela, assim como ele disse; [...]Que minha serva perdoe a Joseph suas ofensas; e então a ela ser-lhe-ão perdoadas suas ofensas, as que cometeu contra mim; [...]”. Por causa da prática da poligamia e de todos os problemas que foram causados a muitas pessoas, Joseph acabou morto.
Após a sua morte, houve contendas sobre quem deveria ser o novo líder Mórmon. Essa crise ficou conhecida como a “Crise na sucessão dos Santos dos Últimos Dias”. Emma apoiava William Marks para ser o novo presidente da estaca central da igreja, assumindo assim, a presidência da igreja. Porém, mais tarde, Marks apoiou Sidney Rigdon num ramo dissidente. Após uma reunião realizada em 6 de agosto, grande parte da congregação da igreja votou que o "Quórum dos Doze Apóstolos" deveria tornar-se a nova Primeira Presidência da igreja. Brigham Young, o então presidente do Quórum dos Doze, tornou-se presidente da Igreja em Nauvoo, logo em seguida.
A relação entre Brigham Young e Emma tornou-se hostil. Emma e os membros da Família Smith rejeitaram o apoio à Brigham Young na Presidência da Igreja.
Finalmente, Brigham Young tomou a decisão de imigrarem para o Ocidente. Quando ele e a maioria dos Santos dos Últimos Dias de Nauvoo abandonaram a cidade, em 1846, Emma e seus filhos ficaram para trás, em uma cidade praticamente deserta. Nesse momento, faço-vos uma pergunta para juntos ponderarmos. Por que será que Emma Smith decidiu não seguir Brigham Young?
Quase dois anos depois, Emma casou-se novamente, com o Major Lewis C. Bidamon, que se tornou o segundo marido de Emma em 23 de dezembro de 1847. Emma e Lewis Bidamon tentaram operar uma loja comerciária e continuaram a residir na casa deixada por Joseph Smith Jr. Mais tarde, Emma transformou a casa herdada do ex-marido em um hotel. Ela e sua família permaneceram ricos em imóveis.
Ao contrário de outros membros da família Smith, que seguiram uma outra ramificação do mormonismo, eles tinham muitas vezes, favorecerem as pretensões de James J. Strang ou William Smith (líderes dessa ramificação). Emma e seus filhos, continuaram a viver como não membros de nenhuma ramificação Mórmon.  Mas, muitos Santos dos Últimos Dias acreditavam que seu filho mais velho, Joseph Smith III, um dia seria chamado para assumir o lugar do pai. Conhecendo os perigos e dificuldades, em primeira mão, Emma preferiu um caminho diferente para seu filho. No entanto, quando ele relatou ter recebido um chamado de Deus para tomar o lugar do pai como chefe de uma "nova organização" da igreja, ela apoiou a sua decisão. Tanto ela, como Joseph III viajaram para uma conferência em Amboy, no Illinois em 6 de abril de 1860, onde Joseph Smith III foi apoiado como presidente da "Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias". A palavra "Reorganizada" foi acrescentada em 1872, e mais tarde, tornou-se a "Comunidade de Cristo". Emma tornou-se membro desta organização sem rebatismo, sendo que seu batismo de 1830 ainda foi considerado válido.
Emma e Joseph III retornaram à Nauvoo após a conferência. Em 1866, a sede desta nova denominação mudou-se para Plano, Illinois. Emma foi convidada pelo filho a novamente selecionar e compor hinos para o novo hinário da Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tal como ela havia feito para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Mais perguntas para ponderarmos:
Por que será que Emma apoiou e incentivou a fundação de uma outra igreja, da qual seu filho mais velho foi o profeta?
Por que ela não é considerada uma apóstata, apesar de participar da fundação de outra igreja, com doutrinas contrárias à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias?
Por que colocar em risco a salvação de sua alma se ela tinha tanto conhecimento do mormonismo? Ou será que não era tudo verdade?
Fonte consultada com adaptações
http://pt.wikipedia.org/wiki/Emma_Smith

Nenhum comentário:

Postar um comentário