Traduza para outra Lingua!

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

QUEM SÃO OS MÓRMONS?



História da seita: Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos – SUD

  • 1805: Nascimento do fundador da seita: Joseph Smith Jr.
  • 1820: É alegada a “Primeira Visão” de Joseph Smith Jr. (supostamente, Deus, o Pai e Jesus Cristo apareceram a Smith e disseram-lhe para não se juntar a nenhuma das igrejas organizadas porque estavam “todas” erradas.
  • 1827: Smith alegou ter recebido “Placas de Ouro” de um ser sobrenatural, o qual denominou de “Anjo Moroni”. Dessas tais placas, ele ainda alegou ter traduzido o Livro de Mórmon.
  • 1830: O Livro de Mórmon foi publicado e a Igreja foi organizada com a ajuda de Sidney Rigdon e Parley P. Pratt sob o nome de “Igreja de Cristo.”
  • 1834: O nome da Igreja foi mudado para “Igreja dos Santos dos Últimos Dias.”
  • 1838: O nome da Igreja foi mudado para a sua forma final, “Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.”
  • 1831-1838: A Igreja esteve organizada administrativamente em Kirtland, Ohio e construíram o seu primeiro templo nesta cidade.
  • 1831-1838: Os Mórmons se estabeleceram em Independence (Condado de Jackson) e Far West (Condado de Caldwell), no Missouri. Em 1838, Joseph Smith Jr. e Sidney Rigdon deslocaram a sede da Igreja de Kirtland para Far West, mas a sua estadia foi curta, pois muitos conflitos com residentes não-Mórmons levaram à sua expulsão do estado pelo Governador Lilburn Boggs, que criou contra eles uma Ordem de Exterminação.
  • 1839-1844: A sede da Igreja foi deslocada novamente. Desta vez, para Nauvoo, Illinois. Joseph Smith Jr. foi nomeado Prefeito da cidade até a sua morte em 1844.
  • 1843: Joseph Smith Jr. alegou ter recebido uma revelação de Deus, que ficou conhecida como a “seção 132 de Doutrina e Convênios”. Esta suposta revelação autorizava ele e outros homens da seita a tomarem “virgens” para se casarem, começando então a pratica da poligamia, nome este evitado pelos mórmons e mascarado por “casamento plural”. Muitos acreditam que depois de sua legitima mulher Emma, Joseph Smith Jr. teve mais 33 esposas, uma delas com apenas 14 anos de idade.
  • 1844: Joseph Smith Jr. proferiu o seu famoso discurso denominado de “King Follett” explicando a todos sobre a natureza de Deus, que fora um “homem exaltado.” Foi então, após estes fatos, que a primeira edição do Jornal Nauvoo Expositor expôs os ensinamentos de Joseph Smith Jr., sobre a pluralidade de deuses e a poligamia, Joseph ordenou a destruição das máquinas impressoras. Isto levou ele rapidamente à prisão, culminando com sua morte. Uma multidão invadiu a Cadeia de Carthage. Joseph Smith Jr. morreu numa luta de pistolas, na qual ele mesmo matou dois homens e feriu outro. A Igreja Mórmon (SUD) não conta esta versão aos seus membros, prefere omitir que Smith estivesse armado na Cadeia de Carthage.
  • 1847: Os pioneiros Mórmons, sob a liderança do segundo Profeta SUD Brigham Young partem de Nauvoo e chegaram ao Vale do Lago Salgado, em Utah.

Estatísticas de Mormonismo em 2013/2014
  • 15 milhões de membros
  • Mais de 83 mil missionários SUD
  • Mais de 140 milhões de cópias do livro de Mórmon em mais de 107 línguas.
  • 141 templos por todo o mundo.
  • 4 Livros de “Escrituras”
  1. Bíblia King James de 1611(KJV)
  2. Livro de Mórmon(LM)
  3. Doutrina e Convênios (D&C)
  4. Pérola de Grande Valor (PGV)

Profecias Falsas Significantes

  • TEMPLO DE INDEPENDENCE: Um templo em Independence, no estado do Missouri seria supostamente construído na “geração” de Joseph Smith Jr. (D&C 57:1-3; D&C 84:3-5). O lote do tal templo está vazio até os dias de hoje.
  • SIÃO SERIA ESTABELECIDA EM MISSOURI: A Sião (Nova Jerusalém) era para ser estabelecida em Independence, Missouri e não seria “removida de seu lugar” (D&C 57:1-3; 97:19-20; 101:16-20). Os Mórmons foram expulsos da área e removeram “Sião” para Salt Lake City, Utah, contradizendo a suposta profecia.
  • ACAMPAMENTO DE SIÃO PARA RESGATAR SIÃO: Uma vez expulsos de Independence, Joseph Smith Jr. foi supostamente “ordenado” a criar um exército de pessoas para “resgatar” Sião, através da “força física”. A operação militar falhou por completo. Uma doença se espalhou pelo exército antes mesmo de terem chegado a Independence. (D&C 103; História da Igreja, vol. 2, pp. 114-116).
  • TEMPLO DE FAR WEST: Um templo em Far West, Missouri deveria ser construído, começando no ano de 1838. Os Mórmons foram ordenados a não pararem de trabalhar no templo até que ele estivesse acabado por completo (D&C 115:1, 7-8, 10, 12). Entretanto! Eles só chegaram a lançar as pedras angulares (ainda visíveis hoje), e foram expulsos da área. O templo nunca foi construído.
  • A MISSÃO DO APÓSTOLO DAVID W. PATTEN: Patten estava designado supostamente, de forma divina, com uma “revelação de Deus” a Smith para acompanhar os doze apóstolos, na realização de uma missão “sobre as águas” na primavera de 1839 (D&C 114; 118:4), mas Patten morreu em outubro de 1838, defendendo o território Mórmon, nos conflitos no Missouri. Alguns Mórmons tentam desculpar esta falsa profecia, alegando que Patten não era de alguma forma alguma, digno. Entretanto, Joseph Smith Jr. proferiu que Patten morreu como “um homem muito digno” (História da Igreja, vol. 3, p. 171).
Práticas SUDs Únicas
  • Ênfase em obter registros de genealogia, para que os membros Mórmons possam fazer rituais (ordenanças) nos Templos por pessoas falecidas.
  • Casamento para a eternidade nos Templos Mórmons – Parentes ou amigos não-Mórmons não têm permissão para assistir às cerimônias de casamento nos templos.
  • Sacramento (comunhão) consiste de água e pão levedado, em vez do padrão Bíblico de vinho e pão não-levedado.
  • Reuniões anuais chamadas de “acerto anual do dízimo”, em que os Mórmons declaram ter ou não pago o seu dízimo de 10% dos seus rendimentos à Igreja SUD. O dízimo é um requisito necessário para a entrada no Templo Mórmon.
  • Palavra de sabedoria: Os Mórmons abstêm-se de café, chá, álcool, tabaco (alguns bebem chá descafeínado e refrigerantes).
  • Os membros trabalham de graça na Igreja. Eles exercem cargos, que também são denominados “Chamados da Igreja”. Esses chamados são vistos como um “mandamento do Senhor”, dado através do bispo local.

    Crenças Polêmicas
  • DOUTRINA DO ADÃO-DEUS: Brigham Young, segundo “profeta” da Igreja Mórmon declarou que Adão concebeu a Jesus e que Adão “é o nosso pai, o nosso Deus e o único Deus com quem nós temos de tratar.” (Journal of Discourses, vol. 1, p. 50, 51). A Igreja mórmon moderna rebate essa afirmação de Brigham Young com desculpas e explicações que não podem ser convincentes, pois o que Young disse está escrito num periódico da Igreja, o qual outros profetas e apóstolos também contribuíram com textos polêmicos.
  • JESUS TEVE MUITAS ESPOSAS: Os apóstolos Mórmons Orson Hyde, Orson Pratt and Jedediah M. Grant declararam que Jesus era um “polígamo” que casou com várias mulheres. (The Seer, p. 172; Journal of Discourses, vol. 1, p. 346; vol. 4, p. 259) A Igreja Mórmon de hoje, procura distanciar-se da perspectiva e do ponto de vista dos primeiros líderes Mórmons. Principalmente, no que diz respeito à prática da poligamia, por isso, não aceita esse ponto de vista dos antigos líderes. É como se houvesse duas Igrejas, com duas doutrinas contraditórias.
  • O PAI PROCRIOU O CORPO HUMANO DE JESUS: As autoridades Mórmon e os manuais da igreja já ensinaram que Jesus é “literalmente”, O Filho de Deus cujo corpo de carne foi fisicamente “concebido” e “gerado” pelo Pai Celestial e Maria, da mesma forma que crianças são geradas. (Mormon Doctrine, p. 742; Noite Familiar, 1972, pp. 125-126) Ainda que os lideres Mórmons de hoje tentem atenuar esta crença, ela nunca foi revogada oficialmente pela igreja SUD.
  • EXPIAÇÃO PELO SANGUE: O Profeta Joseph Smith Jr., Brigham Young, Joseph Fielding Smith e o Apóstolo Mórmon Bruce R. McConkie todos afirmaram que existem “certos pecados” que o sangue de Cristo não pode cobrir (Doutrinas de Salvação, vol 1, pp. 134-135, Journal of Discourses, vol. 4, pp 53-54, Mormon Doctrine, pp 92-93). Esta doutrina, conhecida como a doutrina da “expiação pelo sangue”, não é enfatizada hoje, mas nunca foi revogada pela Igreja SUD.
  • JARDIM DO ÉDEN EM MISSOURI: Joseph Smith Jr. ensinou que o condado de Jackson, no Missouri é o lugar onde o Jardim do Éden se situava originalmente, quando Adão e Eva foram expulsos do Jardim, eles se mudaram para o Condado de Caldwell e o Condado de Daviess de Far West, Missouri. Os Mórmons acreditam que Far West é o local onde Caim matou Abel. Pensa-se que o “Adam-Ondi-Ahman” vale no Condado de Daviess seja o local onde Adão irá visitar, antes da segunda vinda de Cristo. Embora a Igreja Mórmon ainda tenha este ponto de vista, ela não encontra suporte no texto bíblico. Como Gênesis 2:10-14 menciona que os rios Tigre e Eufrates fluem a partir do Jardim do Éden, muitos especulam que se estes rios estão no mesmo local que eles estavam antes do dilúvio, o Jardim do Éden estava localizado em algum lugar no Oriente Médio, possivelmente no Iraque.
  • CRIAÇÃO MAS NÃO DO NADA: Os Mórmons acreditam que Deus não criou o mundo “do nada”, mas que apenas organizou a matéria já existente. Este ponto de vista não é único do mormonismo, pois cresceu a partir do Gnosticismo Grego do século II e III e dos pontos de vista Aristotélico e Platônico do mundo. Os patriarcas da Igreja primitiva, como Irineu e Tertuliano argumentavam fortemente pela crença cristã de que Deus criou o mundo do nada e esta tem sido a posição cristã histórica durante séculos.
Referencias para o Texto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário