Traduza para outra Lingua!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

POR QUE JOSEPH SMITH JR. PRATICOU A POLIGAMIA?



Em seu livro de 1943, o Apóstolo Mórmon John A. Widtsoe explicou:
"O Casamento Plural tem sido um assunto frequente e de amplos comentários. Os membros da Igreja não estão familiarizados com a sua história, e muitos não-membros, criaram razões falaciosas para a origem deste sistema de casamento entre os Santos dos Últimos Dias.
A mais comum destas conjecturas é que a Igreja, através do casamento plural, procurou dar maridos ao grande número de membros do sexo feminino existente nos primórdios do estabelecimento da Igreja. A suposição implícita dessa teoria, que houve mais mulheres do que homens membros da Igreja, não é apoiada por existente evidência. Pelo contrário, parece ter existido sempre mais homens do que mulheres na Igreja ...
Os registros do ‘United States Census 1850-1940’, e todos os registros da Igreja que estão disponíveis, mostram de maneira uniforme, uma preponderância de homens em Utah, e na Igreja. Na verdade, o excesso de homens em Utah tem sido geralmente maior do que o conjunto dos demais estados dos Estados Unidos, como seria de se esperar em um estado pioneiro. Os nascimentos no seio da Igreja obedecendo as leis e os costumes da população - um ligeiro excesso de homens ...
A teoria de que o casamento plural fora a consequência de um excesso de membros do sexo feminino na Igreja é falho por falta de provas ...
Outra conjectura é que as pessoas eram poucas em número e que a Igreja, desejando um maior número, permitiu a prática objetivando um aumento fenomenal na população de membros facilmente a ser alcançado. Isso também não é correto, já que não houve excesso de mulheres ... "

O Elder Widtsoe (Apóstolo Mórmon) explicou a razão pela qual ele acredita que a poligamia foi praticada: “O princípio do casamento plural veio por revelação do Senhor. Essa é a razão por que a Igreja a praticou” (Widtsoe, John A., “Evidências e Reconciliação”, pgs. 307-310, The Bookcraft Company, 1943, Salt Lake City, Utah).
Um exemplo a partir dos registros do Censo dos Estados Unidos, que Elder Widtsoe referiu-se, indicou que em 1840 havia 5.169 homens e 4.762 mulheres no Condado de Hancock, Illinois (Nauvoo era o centro primário da população). Contando apenas as pessoas entre as idades de 15 e 40, havia 2.067 homens e 1.828 mulheres. Em 1850, as informações do Censo de Utah registraram 6.020 do sexo masculino e 5.310 do sexo feminino.
Uma razão comum entre Joseph Smith Jr. e Warren Jeffs, foi a ideia de que Deus os ordenou a tomarem esposas e mais esposas. O irmão de Joseph Smith Jr., Hyrum Smith e também várias das esposas de Joseph disseram que Deus enviaria um anjo com uma espada para “matar-lhes” caso não praticassem a poligamia.
Hoje, um número cada vez maior de membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se sentem desconfortáveis com a ideia de que Deus ordenara a prática da poligamia. Muitos destes membros estão adotando visões diferentes. Para eles, o comportamento de Joseph Smith Jr. fora inadequado e manipulador, talvez abusivo para com muitas mulheres e mesmos maridos incautos.
A ideia de que Joseph Smith Jr. Pressionou jovens adolescentes a se casarem com ele, ou mesmo mulheres casadas com líderes da Igreja a terem casos amorosos com ele não combina com o que a Igreja prega hoje em dia. Todavia, isso ocorreu de fato. Com muitas provas inclusive no site de genealogia da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, family search.
Para muitos membros da Igreja atualmente, isso parece bem diferente com os princípios de amor e honradez, condizentes com o Deus apresentado a eles recentemente.
Para muitos destes membros as dúvidas os levam a pensar que Joseph Smith Jr. cometeu excessos como David do Velho Testamento da bíblia, ao desejar a mulher do próximo. Eles esperam que a Igreja um dia admita esses excessos e não defenda tanto o seu fundador como tem feito até agora. O comportamento de Joseph foi totalmente inapropriado e a liderança atual o esconde dos membros, construindo uma imagem totalmente adversa do fundador do mormonismo, tratando-o como um semideus.
Um membro da Igreja recentemente contou-me que durante um debate sobre a poligamia de Joseph Smith Jr. ele expressou: “não quero fazer parte disso, mas quero que saibam que eu acho que isso não foi apropriado ou que veio realmente de Deus”.
Outro membro expressou: “Parece puramente perversão de um homem com uma mente doentia, para não dizer tara”.

Adaptado a partir de:

2 comentários:

  1. Via Facebook:

    Antônio Inácio Costa

    Porque era um tarado e queria institucionalizar o fundamento do "princípio" e sendo ele o fundador da seita, teria direito a todas as esposas alheias, rsrss!

    ResponderExcluir
  2. Via Facebook:

    Alexandre Queiroz de Oliveira

    Joseph neste aspecto me lembra Gandhi, ambos costumavam inventar desculpas espirituais para justificar a própria perversão.

    ResponderExcluir