Traduza para outra Lingua!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O LIVRO DE MÓRMON X JOSEPH SMITH JR. E A DOUTRINA MÓRMON


1. Deus já foi um homem mortal – O Livro de Mórmon não diz que Deus já foi um homem mortal. De fato, ele ensina que Deus foi sempre Deus. Tomemos, por exemplo, Moroni, 8:18. Ele diz que Deus é imutável, de eternidade em eternidade. Entretanto, Joseph Smith Jr. ensinou: “Imaginamos e supomos que Deus foi Deus desde toda a eternidade. Refuto esta ideia e retiro o véu para vocês possam enxergar” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 145).
2. Deus tem um corpo de carne e ossos. O Livro de Mórmon não diz que Deus tem um corpo de carne e ossos. Em mais de uma ocasião, ele ensina que Deus é espírito (Alma 18:2-5; 24; 22:9-11) Isto é ensinado em Doutrinas e Convênios 130:28. Veja também Parley P. Pratt, Chave para a Ciência da Teologia, 1978, p. 23).
3. Deus é casado – O Livro de Mórmon não ensina que Deus é casado. Isso foi ensinado pelo apóstolo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Orson Pratt (O Vidente, pp. 37,158).
4. Os homens podem se tornar deuses – O Livro de Mórmon jamais ensina que os homens podem se tornar deuses. Isto foi publicamente ensinado pelo Profeta Joseph Smith Jr. no dia 7 de abril de 1844, na Conferência Geral da SUD, Templo de Nauvoo conhecido como o Discurso do Rei Follet: “Está registrado no The Journal of Discourses 8:1-41. Veja também Os Ensinos do profeta Joseph Smith, pp. 342-362 e os ensinos do Profeta Lorenzo Snow separado por Milton R. Hunter no O Evangelho Através das Eras, ps. 105-106.
5. As ordenanças do templo são necessárias para a salvação – O Livro de Mórmon jamais menciona que os homens devem participar das ordenanças do templo para serem exaltados. Isto é encontrado em Doutrinas e Convênios 131:1-4. Veja também Bruce McConkie em Doutrina Mórmon, p. 779.
6. Jesus e Lúcifer são irmãos. O Livro de Mórmon não ensina que Jesus e Lúcifer são irmãos. Isto se encontra em Milton R. Hunter – O Evangelho Através das Eras, p. 15.
7. O poder purificador do sangue de Cristo nem sempre é suficiente – Nunca o Livro de Mórmon afirmou que existem certos pecados além do poder purificador do sangue de Cristo. Entretanto, o Profeta Brigham Young ensinou “Não existe homem ou mulher que violando os preceitos do seu Deus não seja levado a pagar por seu débito. O sangue de Cristo jamais vai repará-lo e o seu próprio sangue deve servir para repará-lo, quando o julgamento do Todo Poderoso acontecer, mais cedo ou mais tarde e todo homem e mulher terão de sofrer por terem quebrado seus preceitos (Discursos de Brigham Young, p. 385).
8. Batismo pelos mortos – O Livro de Mórmon não ensina que o batismo pelos mortos é uma ordenança necessária. De fato o Livro de Mórmon ensina que se uma pessoa morre em pecado, o diabo já o selou e esse é o estado final dos maus. (Alma 34:34-35). Porém o décimo Presidente da SUD, Joseph Fielding Smith, declarou: “Se negligenciamos voluntariamente a salvação de nossos mortos, então também seremos rejeitados pelo Senhor por causa disso. E fiquemos certos de que o seu sangue será requerido de nossas mãos – não podemos ser salvos sem eles. (Doutrinas de Salvação 2:145,149)
9. A pluralidade dos deuses – O Livro de Mórmon não ensina que há muitos deuses. De fato até ensina fortemente que há um só Deus verdadeiro (Alma 11:26-29). Isso foi proclamado pelo Profeta Joseph Smith em História da Igreja 6:474.
10. Sacerdócio – Se você disse não, está certo. O Livro de Mórmon não menciona nem o Sacerdócio Aarônico nem o de Melquisedeque. Você encontrará isto em Princípios do Evangelho, p. 73.
11. Não pode beber Chá e café – Isso é tirado de Doutrinas e Convênios 89. Também essa lei de saúde nunca menciona especificamente chá e café, mas “bebidas quentes”. A autoridade geral dos Mórmons, George Q. Cannon, incluiu sopa nessa proibição, quando disse: “Não devemos permitir-lhes beber álcool, ou bebidas quentes, sopas quentes, usar tabaco ou outros artigos prejudiciais. (The Journal of Discourses 12: 223) .
12.Três Graus de Glória – Os reinos terrestrial, telestial e celestial jamais são mencionados no Livro de Mormon. Veja Doutrina Mórmon, Bruce McConkie. Pp. 777-778.
13.O Espírito Santo é filho de Deus – Somente Jesus e aqueles que O aceitam como Salvador recebem esse título no Livro de Mórmon. Sob o título de “Espírito Santo” a Enciclopédia de Mormonismo vol. 2, declara: “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ensina que o Espírito Santo é um ser espiritual, filho de Deus, o Pai”.
14. A poligamia é aprovada por Deus – A poligamia nunca foi mencionada de maneira positiva no Livro de Mórmon. É sempre descrita como uma prática abominável. Entretanto, o profeta Joseph F. Smith ensinava que a poligamia era essencial para a exaltação. (The Journal of Discourses 20:28) .
15. Um homem precisa ter uma mulher para poder ser salvo – O Livro de Mórmon nunca ensina isso. Porém Brigham Young declarou: “Nenhum homem pode ser perfeito sem uma mulher, assim como nenhuma mulher poder perfeita sem um homem para a governar. Digo-lhes a verdade como ela é na eternidade. Se ele deseja ser salvo, não o conseguirá sem ter uma mulher ao seu lado” (Conforme anotação de Spencer M. Kimbal, O Milagre do Perdão, p. 245. Também Era de Melhoramento, vol. 21, dez. 1917. Pp. 105-106, bem como Joseph F. Smith, Doutrina do Evangelho, p. 272.
16.Roupas protetoras – O Livro de Mórmon nunca menciona “garments do santo sacerdócio” e nem mesmo os Mórmons do templo são ensinados que se os usarem, as vestimentas serão “um escudo de proteção contra o poder destruidor”. Isto se encontra no “O Messias Mortal”, de Bruce McConkie, 2.295. Também nos Ensinos de Ezra Taft Benson, p. 357.
17.Doutrina deve ser votada – Essas palavras jamais foram ditas no Livro de Mórmon. A SUD votou pela suspensão da votação dos ensinos oficiais, bem como os oficiais da igreja. Mas vejam Bruce R. McConkie, Doutrina Mórmon, pp. 149/150
18.A semente de Caim – Esse conceito abominável e tremendamente racista não se encontra no Livro de Mórmon. Porém o terceiro profeta da SUD, John Taylor, disse: “E após o dilúvio foi-nos dito que após a maldição pronunciada sobre Caim, essa continuou através da esposa do seu filho, pois ele havia desposado uma mulher dessa semente. E como passou ele pelo dilúvio? Porque era necessário que o diabo tivesse um representante na terra, bem como Deus tinha” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 373)
19.Deus tem pai e avô – O Livro de Mórmon não diz isto. Mas Joseph Smith afirmou que “Se Jesus Cristo era o Filho de Deus, e João descobriu que Deus, o Pai de Jesus Cristo tinha um pai, deve-se supor que Ele também tinha um pai” (Ensinos do Profeta Joseph Smith, p. 373) .

20. A Igreja do Primogênito – Esta expressão jamais é usada no Livro de Mórmon. A “Igreja do Primogênito” é uma criação de Doutrinas e Convênios 76:94, e da História da Igreja, 1:283

Nenhum comentário:

Postar um comentário