Traduza para outra Lingua!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

MÓRMONS SAEM DA IGREJA E SE MANIFESTAM EM MASSA


Tradução de Olavo dos Santos Martins
Reuters 01/07/2012 Cidade do Lago Salgado. Um grupo, de aproximadamente 150 pessoas abandonaram a sua igreja, em uma manifestação de renúncia em massa, na cidade de Lago Salgado, no sábado, em uma demonstração notável de rebeldia, encerrando décadas de desacordo por cima de temas que abrangem, desde a poligamia ao casamento homossexual.
Participantes de Utah, Arizona, Idaho e outras partes, reuniram-se em um parque público para assinar uma “Declaração de Independência do Mormonismo”.
É pavoroso”, disse Alison Lucas, de West Jordan, Utah, que tomou parte na manifestação, em meio a elevadas temperaturas. “Não sei se teria tido coragem, exceto em grupo”.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com sede em Utah, é conhecida pela sua cultura de obediência e a manifestação em massa foi um ato raramente visto de revolta coletiva.
Depois de reunirem-se no parque, os participantes caminharam 800 metros até o pico Ensign, escalado em 1847 pelo Presidente da igreja, Brigham Young, para inspecionar o local onde os seus Santos dos Últimos Dias edificariam uma cidade.
No topo do cume, aqueles reunidos, deram três gritos altos de “Liberdade”, ovacionaram, aplaudiram e se abraçaram.
Foi uma jornada difícil e este é um fim simbólico”, disse a organizadora do evento, Zilpha Larsen, de Lehi, Utah. “Eu só espero que isto anime as pessoas e as ajudem a sentirem-se mais cômodas em sua decisão”.
A igreja se promove como a única “verdadeira” fé cristã, e sua teologia promete relacionamentos familiares eternos, entre aqueles que permanecem fiéis, selando aqueles dons, através de ritos religiosos especiais.
Entre as razões citadas, por aqueles que estão renunciando, está o ativismo político da igreja contra o casamento homossexual e os ensinamentos doutrinários que conflitam com descobertas científicas, ou são percebidos como racistas ou sexistas.
Outros citam inconsistências na explicação dos Mórmons, de sua própria história, incluindo-se a prática da poligamia. A igreja renunciou ao casamento plural a mais de um século atrás, à medida que Utah buscava ser um Estado.
Perguntado sobre as renúncias, um porta-voz da igreja disse que a mesma ama e respeita a cada membro dela.
As pessoas tomam as suas próprias decisões sobre o rumo que seguirão na vida”, o porta-voz Michael Purdy disse em um e-mail. “Enquanto que há muito poucos que tomam essa decisão, é triste ver alguém escolher sair. Desejamos-lhes tudo de bom”.
Os dados mais recentes mostram que a igreja clama possuir 14,4 milhões de membros no mundo todo. Os números daqueles que renunciam à igreja não são publicamente relatados.
Entre os Mórmons importantes está Mitt Romney, o suposto candidato à Presidência da República, que estará enfrentando o Presidente Barack Obama em novembro. Se ganhar, Romney será o primeiro Mórmon a ser eleito à Casa Branca.

TEMOS QUE SER CUIDADOSOS

Alguns que deixaram a igreja, o fizeram com agitação, desde que a cultura Mórmon estigmatiza aqueles que caem, deixando alguns sem conexão social ou de negócios.
É difícil, então temos que ser muito cuidadosos”, disse Robin Hansen, uma participante que disse que deixou uma “cultura de abusos”, que ela acredita seja cultivada por ensinamentos da igreja que promovem a obediência.
Hansen disse que o seu marido não se juntou a ela, pois ele trabalha em uma empresa ligada à igreja e poderia perder o seu emprego se não mantiver a sua condição de membro.
Para renunciar à igreja, os membros devem submeter uma carta formal, solicitando que os seus nomes sejam removidos dos arquivos da igreja, o manual geral de instruções, publicado na internet em 2010 demonstra isso.
No sábado, os participantes encheram uma cesta com suas cartas à serem enviadas por Larsen, que rompeu com a igreja devido à dúvidas sobre a veracidade de uma tradução de antigos registros egípcios, que estão incluídos em textos sagrados Mórmons.
Um Mórmon de 6ª geração, Kris Fielding, disse que os casais compartilhavam que o desafeto de sua fé está ligado, em parte, à resposta do líder da igreja às perguntas que Fielding tinha sobre a poliandria e poligamia – tomar múltiplos maridos e esposas – no início da igreja.
Fui a ele em busca de uma perspectiva fiel. Ele chamou a minha esposa e disse-lhe que ela precisava encontrar um novo marido”, disse Fielding.
Ele disse que ela sentiu alivio após a sua decisão.
Um peso saiu das minhas costas... Não sinto que tenha que explicar-me ou às posições da igreja nunca mais”.

http://www.reuters.com/article/2012/07/01/us-usa-utah-mormons-idUSBRE86000N20120701
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/northamerica/usa/9369274/Mormons-quit-church-in-mass-resignation-ceremony.html
http://resignmormon.blogspot.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário